28 de ago. de 2012

Vai entender...

Passei em consulta com a médica que me acompanha no pós operatório semana passada. Tô bege até agora.

Meus exames estão dentro das referências, todos no limite inferior, mas dentro das referências. Ela é bem exagerada sabe, e acho que tem que ser mesmo, afinal, trabalhamos numa das maiores (se não a maior) instituição de saúde da América Latina, o padrão tem que ser outro mesmo, mas ela foi categórica:

SE BAIXAR MAIS UM PONTINHO, QUALQUER DESTES EXAMES, VOCÊ SERÁ CONSIDERADA UMA PESSOA DESNUTRIDA.

Para tudo!!! De ex obesa a desnutrida em 1 ano??? Sou mega xiita com minha alimentação. Ok. Confesso que dei uma "relaxada" nos últimos 45 dias devido o trabalho. Mudei de posição dentro da empresa e estou em adaptação, com muitas demandas, perdi um pouco a mão do comer de 3 em 3 horas, priorizando proteinas, mas minha alimentação continuou mega equilibrada, pouca quantidade de comidas nas refeições e de refeições, mas equilibrada. Até aí, ser uma "semi desnutrida", fala sério né...

Tomo todos meus suplementos direitinho. São eles: Centrum (importado) e Beneroc Complex diariamente e Citoneurim mensalmente (pelo menos a B12 tá ótima, ufa!!!). Agora ela acrescentou vitamina D. Ok, até aí, trabalho dentro de uma tumba, onde não sei se é dia ou noite, normal né... Ferro... bem, esse ela já tinha passado, mas não consigo tomar... é eu começar a tomar e meu intestino trava. Aí não dá né, tomar ferro e viver com crises de homorróidas ou fissuras parece até piadinha infame de boteco né...

Resumo:
- Whey Protein todos os dias
- Virar um leão comendo carne vermelha até no café da manhã
- Tratamento intensivo de Noripurum durante 2 meses... 2 vezes por semana inicialmente

Tudo bem, que bom que ela é chata, assim sei que não vou ter 12 fraturas espontâneas na coluna como uma colega de trabalho gastroplastizada que não fazia acompanhamento... pois é... ela me contou que sem proteína, desnutrida, o osso enfraquece, e não é só isso, sem musculo, o osso também enfraquece. Aí quebra. Sozinho. E o problema não é só esse... ela perguntou se já tinha colocado um parafuso numa prancha de compensado (guarda roupa Casa Bahia manja?) e observado o que ocorre. Então, ela disse que é isso que ocorre com o osso... CARACA!!!!

Bem, operei para ter saúde e ver meu filho crescer, se formar, casar, me dar netos... é bom tomar vergonha na cara né...

Mas voltando. Comecei a refletir fora da caixa. Ela é uma médica fora do padrão, é só olhar os blogs, conversar com outras pessoas (principalmente na sala de espera do Garrido) e pensei: oras, eu sou xiita, acompanho mensalmente com o clínico, a médica é chata pacas, acompanho com nutri, psico, e tô quase desnutrida, qual será a realidade de 90% dos gastroplastizados que mal lembram que tem um estomago de 50 ml's? Vão morrer todos em 10 anos de desnutrição ou lesões na coluna vertebral?????

Sei lá, fica a reflexão. O Brasil é mestre em banalizar tudo né? Gastroplastia é coisa muito séria... juro por essa luz que me ilumina, sou muito chata com minha alimentação e com os profissionais que me acompanham e cheguei neste ponto, imagina quem tá .agando pra tudo...

13 de ago. de 2012

Ensaio sobre relacionamentos

Hoje, lendo o blog de uma amiga gastroplastizada, li sobre uma estatística que me assusta bastante: índice de separações pós bariátrica.

Bem, vamos lá. Em primeiro lugar, um obeso, normalmente, se isola do mundo, não tem amor próprio, não se cuida, não tem vida social ativa, enfim, ele fica restrito ao seu mundinho, onde fica protegido, em tese. A baixa auto estima e a falta total de amor próprio, faz com que a pessoa obesa não reaja a situações que a magoam, ferem pois ela não se acha merecedora de felicidade.

No aspecto emocional, se o casamento, noivado, namoro não é extremamente sólido, baseado em respeito, amor e confiança, ele já é falido enquanto o obeso ainda é um doente. O parceiro humilha, desrespeita, trai, ignora, desfavorece e o obeso, se achando o pior dos elementos terrestres, aceita, calado, a humilhação, afinal, em sua mente, ele é merecedor daquilo tudo, ou ainda, não tem forças para reagir, afinal, melhor com ele que sozinho, quem vai querer ficar com uma pessoa como eu, pergunta o obeso a si mesmo.

Não é que os relacionamentos se desestruturam nestes casos após o emagrecimento por que os parceiros "não aguentam o tranco", eles se mostram desestruturados como sempre foram, por que o ex obeso adquire amor próprio, respeito por si e não engole mais sapos, claro, estamos falando de pessoas que conseguem trabalhar corretamente seu psicológico, para assumir a nova posição.

Os pés na bunda ocorrem nestes casos por que já deveriam ter ocorrido antes, só por isso. Nada mais.

Há ainda casos onde, principalmente as mulheres, se deslumbram demais, ou seja, elas não emagrecem  com foco na saúde, no bem estar, na longevidade, emagrecem para caber numa calça 38. Ai meus caros, não há ser humano que resista a tanto narcisismo... Já visitei alguns blogs onde só se fala de roupas novas, o quão linda estão agora, o quanto fazem sucesso ao passar na rua, em consumismo, ou seja, infelizmente pessoas não seguem as recomendações e não fazem acompanhamento psicológico e piram, literalmente, achando que passaram a ser o umbigo do universo. Ai também não dá pra conviver com alguém que só pensa em si mesmo não é?

O grande fato é que o sucesso da cirurgia bariátrica está diretamente atrelada a real necessidade da mesma, ou seja, deve ser feita para melhora da SAÚDE e para isso, deve-se observar todos os fatores físicos e psicológicos. O acompanhamento multidisciplinar é importantíssimo para o sucesso do processo. E não tem mágica não, se não partir do doente, não há como fazer milagre não.

A cirurgia é um meio para melhoria da saúde do paciente, não é milagre. Casamentos falidos não vão ser salvos pela cirurgia, pessoas de baixa auto estima não vão se amar por conta da cirurgia, pessoas negativas, com depressão, toc, transtornos psicológicos e psiquiátricos não vão se curar com a cirurgia, muito pelo contrário. A avaliação psicológica, tão banalizada nesse paizinho onde tudo tem preço, deveria ser o documento mais sério do processo, e é o mais banalizado, o mais "barato".

Cansei de ver pessoas que compraram laudos, psicólogos que venderam laudos, e o resultado? Trágico lógico. Pessoas que nunca poderiam ter se submetido a cirurgia a fizeram e começaram a ter muito mais problemas que antes. Pessoas que vivem alucinadas a base de tarja preta ou pior, isoladas do mundo por outros motivos que não a obesidade...

É muito comum ouvir falar: "Fulano emagreceu e perdeu totalmente a personalidade e identidade", já ouviram isso? Pois é... por que será?

Pensem nisso. Não existe gordura cerebral que modifique comportamento. Isso é mudança de atitude, de hábitos, de visão e não é necessária uma cirurgia tão agressiva para que isso ocorra, basta vontade de mudar e uma bela ajuda profissional, religiosa, enfim, multidisciplinar.

Voltando ao foco, relacionamentos, se o relacionamento é sólido, respeitoso, baseado em amor verdadeiro, a cirurgia só faz com que o mesmo se fortaleça e melhore a cada dia, pois quando amamos de verdade, queremos ver o outro bem, feliz, e isso, inevitavelmente nos faz bem e nos deixa felizes.

A real beleza não se vê, se sente. Obeso ou não, isso é imutável.