30 de ago. de 2011

Minha história - Parte 1

Então vamos lá, conforme prometido, vou começar contar como cheguei aos 95,5 kg... ufa... a história é grande, então vou abstrair detalhes...

Nasci grande: 3.850 kg e 53 cm (cresci menos de um metro ao longo da vida... rs). Minha mãe dizia que o leite dela não me sustentava (mentira, depois que tive meu filho percebi que ela nunca teve é paciência para me amamentar!), então, com dias de vida estava tomando mingau de maisena.

Com dois meses fui parar na UTI com problemas respiratórios, e foi assim ao longo de toda infância, bronquite asmática e amidalas.

Meus pais (principalmente meu pai) sempre me agradou com doces... era uma festa... ele comprava chocolate e doce de leite (de dedinho, hummmmm) de caixa... lógico que comia um ou dois por vez, mas todo dia tinha doce, fora os comprados na tia do doce.

Além de tudo isso, na época (fim dos anos 70 e início dos anos 80) não havia a avalanche de informações sobre alimentação que há hoje, então, a alimentação era baseada em arroz, feijão, bife (frito), salada e batata frita. Lindo!!! Comia muito... e não podia deixar no prato, afinal, tinha muita gente passando fome no mundo!!!!

Com menos de 7 anos operei as amidalas. Lembro como se fosse hoje da médica falando: "Mãe, agora tem que vigiar a alimentação dela, senão ela vai engordar muito". Alguém vigiou???? Claro que não né.

Acho que o que me salvou muito tempo é que sempre fui uma criança mega ativa, desde os 5 anos fazia balé, jazz, brincava o dia inteiro na rua, de correr, pular, dependurar, bicicleta, enfim, eu só parava para dormir... e comer é claro.

Cresci um pouco e fui praticar natação também, aí que o bicho começou a pegar. Com 10 anos já era "mocinha", ou seja, dancei quanto a crescimento logo. A médica da academia me barrou de ser matriculada por conta do sobrepeso e mandou minha mãe me levar no cardiologista.

Diagnóstico: excesso de peso causando pequena arritimia. Tratamento: dieta.

Pronto, ali ele assinou meu atestado de "quase" óbito, por que fazer dieta para minha mãe era encher a cara de drogas e ficar o dia inteiro pilhada e sem comer, afinal, ela me culpava (gravidez) de ter saido dos 47 para os 74 quilos (não foi as 3 cocadas que ela comia por dia enquanto estava grávida nem o meio quilo de macarrão por dia, fui eu, um pobre fetinho a culpada disso).

Resultado: ela me levou na endócrino que frequentava na época. Comecei com fórmulas "naturais", era plantinhas e mais um pouquinho de diurético e hormônio tiroideano... coisa leve... depois de 6 meses, começamos com algo um pouco mais pesado, tipo dos "ans" e "exs" da vida, sempre associados com diuréticos e hormônio tiroidiano.

Claro que emagrecia, muito... Fiquei viciada em exercícios, pilhada, ligada no 220, desenvolvi anemia profunda, enfim, saúde perfeita!!!! Está ótima, afinal, estava magra!!!!

Tirava os remédios, engordava, tomava, emagrecia... o psicologico era perfeito né. Com 14 anos eu bebia, fumava e tomava as drogas lícitas receitadas pelo endocrino... a não ser quando trocava os "ans" por uma dose de bebida... afinal, dava um "barato louco" tomar aquela mistureba...

Passei minha adolecencia assim, me drogando para emagrecer, fazendo exercícios compulsivamente, bebendo, fumando e vomitando... sim, dos 15 aos 19 anos desenvolvi uma bulimia das bravas!!!! Meu estomago tinha vezes de estar tão machucado d'eu não conseguir tomar nem água... batia e voltava a água e sangue... um show de horror.

Se meus pais viam isso??? Impossível não ver gente... eu saia da mesa para vomitar no almoço de domingo... se fizeram algo? Não.

Bom, chegou uma hora que eu tava realmente cansada de tudo aquilo, acho que era o início de uma crise de depressão. Abandonei a médica louca, parei de vomitar, e engordei muito... já estava na faculdade, tinha 19 anos.

Nessa época, eu vi a neta do meu professor de violão, após um sumisso de 6 meses ressurgir magérrima (e ela era imensa, devia pesar uns 170 quilos), linda, saudável... fui falar com ela... VIGILANTES DO PESO. Eu não me aguentei, comecei a rir desaforada na hora!!! Imagina só se eu, dona da verdade absoluta, vou participar de um tipo de "gordinhos chatos anonimos", nem pensar!!!!!

Mas fui... foi a melhor coisa que fiz na vida... na época pesava 68 kg (que nos meus 1,50 m ficavam péssimos!!!). Emagreci 15 quilos em 1 ano, de forma saudável e fiquei nesse peso por mais de 5 anos... sou sócia vitalícia do VP!!!!

Bem, minha história com o VP e o por que d'eu ter engordado novamente, conto no próximo post... rs

4 comentários:

Anônimo disse...

Gi to adorando tudo isso aqui... vc é simplesmente DEMAISSS te admiro de montão...
Deise - noivascasadas!!!

Fa disse...

Gi, eu sempre lutei contra a obesidade...mas desta vez que decidi pela cirurgia, eu precisava tomar uma decisão mais dura, eu cheguei aos 106,5kgs...tava foda...
Tomei drogas ilicitas...minha mãe me desprezou muito por eu não ser magra como minha irmãs...passei por problemas familiares que afetaram o lado finceiro....foi foda....
É bom desabafar...assim vc começa a perceber e a trabalhar os pontos problematicos em sua vida. E o legal do blog é dividir, compartilhar e aprender com as "amigas virtuais"
Bj gde!

Gisele disse...

Verdade Fá... fui muito resistente ao blog, mas vi que tirei muito de bom dos que conheci e melhor de tudo, todos "amigos virtuais" com quem tive contato me auxiliaram muito.

Minha terapeuta disse que também é uma ótima forma de policiar o nosso comportamento. Penso que também é quase que uma "utilidade pública", visto que muita gente tem vários tabus sobre a cirurgia e sobre a obesidade, como eu mesmo tinha...

Bjs

Gi

Marcia Gomes disse...

Nossa bacana essa história.. Blog sensacional!!!