2 de out. de 2011

Mas qual a diferença???

Uma amiga minha me questionou o que mudou no meu corpo em relação a cirurgia, já que sempre afirmo que não houve nenhuma mudança radical na minha alimentação. Eu passei o texto abaixo para ela, em explicação, afinal, ela não navega no mundo dos gastroplastizados, não conhece a fundo, como nós, o que ocorre com o corpo neste procedimento.


A qualidade da minha alimentação continua igual antes, mudou a quantidade e normalizou um monte de coisas no meu corpo. Tudo que coloquei no texto foram explicações que recebi da médica endocrinologista que me acompanhou durante quase 6 anos antes da cirurgia, então, se houver alguma bobagem escrita, não me culpem... rs...


Passei o texto abaixo para ela e uma referência simples do que ocorre no corpo da gente...


***


Gi, me tira uma dúvida...vc sempre fez dieta e não conseguia emagrecer...o que muda com a cirurgia, se a qtde que está comendo é quase a mesma? (Ela se referiu a quantidade calórica, que realmente é quase a mesma)


***


Vamos lá, na verdade, após vasta investigação, ninguém soube me explicar muito bem por que não emagrecia com uma dieta de 1400 calorias, que não é muito diferente da que faço hoje (hoje deve ficar entre 1000 e 1200) e exercícios físicos.


Uma coisa é fato: eu era insulino resistente, ou seja, meu corpo não queimava a insulina produzida. Com a insulina alta, há uma desordem hormonal natural que faz o metabolismo praticamente estacionar, ou seja, não adianta dieta e exercício pois a insulina impede que o metabolismo funcione corretamente.


Além disso, a própria doença do fígado também causa uma desordem, a glicemia alta idem e tudo isso junto ao mesmo tempo, desordenam todos hormônios femininos, o que faz com que a engorda seja eminente... ou seja, eu não ter engordado por tanto tempo, mesmo tendo até ficado sem menstruar durante 8 meses já é lucro, pois numa mulher sem problemas com fígado e insulina, isso teria gerado um ganho de peso alto.


Com a cirurgia o que muda é que é feito uma redução do tamanho do estomago, que antes tinha quase 2 litros de capacidade (expandível) e hoje tem 50 ml e também há o desvio de 1 metro do intestino, o que reduz drasticamente toda absorção dos alimentos, inclusive das vitaminas, que gera a necessidade de suplemento para sempre.


Estou anexando uma imagem e um link para uma melhor visualização da cirurgia, o que ela faz "por dentro".






Quando falo a mesma quantidade, estou falando no dia a dia... por exemplo, eu sempre trago meu almoço... a quantidade que trago é a mesma de antes, mudou o que trago, agora 80% da marmitinha é carne, dificilmente há arroz nela, visto que gosto de verduras e legumes e não caberia tudo, então, priorizo a carne e vegetais.


Conseguiria comer tranquilamente após o almoço antes uma fruta e sempre comia, ou até mesmo, raras vezes um docinho, hoje não cabe.


Café da manhã, usualmente comia 1 pãozinho, requeijão e café com leite, hoje é 1 pãozinho sem miolo, com queijo e chá...


Jantar sempre comia em exagero. A comida era fresquinha e sempre comia na frente da TV sem prestar atenção, então, sempre ia um mega prato, em relação ao que comia no almoço era uma mega prato... devia dar entre 400 e 500 gr mais ou menos. Hoje como a mesma quantidade do almoço.


As colações estão mais saudáveis... antes comia um biscoito, uma barrinha, um potinho com frutas, hoje como um queijo branco ou uma frutinha.


Tenho que priorizar as proteínas na dieta (queijos, leite e principalmente carne vermelha) por conta da baixissima absorção de B12 e ferro e da perda de proteínas por conta do emagrecimento acelerado, então, mudei a alimentação um pouco.


Mas a quantidade calórica diária, se comparada com um dia antes da cirurgia onde conseguia seguir a dieta corretamente, não mudou significativamente não...


Espero ter conseguido explicar... rs...


http://www.gastroplastia.net/tipos_de_cirurgia.html#Bypass%20em%20Y%20de%20Roux

Um comentário:

Fernanda disse...

Oi Gi!
Muito bom o seu post, bem esclarecedor! Com certeza a sua relação com a comida mudou e agora a sua postura é sempre de priorizar o que merece entrar no seu mini estÔMAGO.
É o que eu semrpe falo, existe um grande mito em relação a cirurgia, as pessoas acham que depois da gastroplastia a pessoa nunca mais vai comer...mas não é bem assim e seu post explicou isso muito bem!
Beijos e bom domingo!