2 de set. de 2011

Cirurgia

Então tá, agora tudo pronto para cirurgia né? Pensei que ia ficar mega tensa, apreensiva, até que não fiquei tanto... um pouco destemperada, é fato, afinal, quem não ficaria ansioso com um passo tão importante na vida não é?
Fui a última consulta antes da cirurgia, não foi o meu cirurgião que me atendeu, foi outro (sorry, não lembro o nome dele!!!), membro da equipe, super 10, me explicou mais um monte de coisas, desejou boa sorte, super legal (olha, sem querer fazer propaganda, ainda não me deparei com nenhum profissional “meia boca” no Instituto, pelo contrário, são excelentes!).
Passei na administração, peguei o pedido do Beta HCG e as instruções para internação. Teria que me internar no próprio dia 28/07, pior??? As 10:00 h da matina, pois a cirurgia estava marcada para as 14 h!!!! Meu Deus!!!! Todo esse tempo acordada sem nem tomar água???!!!!!
Abrindo um parêntese, eu quase me afogava de tanta água que eu bebia. Uma média de 3 litros por dia. Ficar tanto tempo sem beber água ia ser terrível. Comer nem tanto, mas beber água, ai meu Deus!!!
No dia, deixamos meu filhotinho na casa de minha sogra, dei um abraço bem forte nele, afinal, nunca fiquei mais que 12 horas longe dele, ficar 3 dias ia ser cruel!!! Fomos para o hospital. Chegamos lá exatamente as 10 h. Não havia leito disponível. Subimos para o quarto somente as 11:30 h.
Fiz a cirurgia na Casa de Saúde Santa Rita, digamos que em hotelaria deixe a desejar (não dá nem pra comparar com os padrões que estou acostumada a ver no dia a dia em meu trabalho) mas o atendimento do corpo clinico e de enfermagem é muito bom.
Bem, lá estava eu, toda radiante, feliz, e CALMA!!! Sim, muito calma. Já tinha tido mais do que sinais que ia dar tudo certo...
As 13 h o enfermeiro foi me buscar. “Mas já???”, perguntei logo de cara. Ele disse que sim, e que era para eu por logo a camisolinha sexy que ele tinha deixado antes lá... Já tinha tomado a injeção do anticoagulante, coloquei a camisolinha e lá fui eu, na maca... Queria ir andando, correndo e gritando: “Vou voltar a ter saúde, viva!!!!”, mas não deu... kkkkk Meu amorzão foi comigo até a porta do elevador, lá nos despedimos.
Cheguei no centro cirúrgico e também fiquei impressionada. Pelo que vi do quarto (que era péssimo e caindo aos pedaços por ser muito velho) imaginei que ia ter que entrar no centro cirúrgico de olhinhos fechados. Imagina!!! Tudo lindo, novinho, limpinho, maravilhoso!!! Quebrou toda má impressão do quarto (era enorme viu, só que velho, e lembre, não sou referência, estou acostumada com padrão de hotelaria 5 estrelas em hospitais).
Estava super animada, conversando com o pessoal de apoio, contando piada, o pessoal tava até achando diferente, por que segundo eles, os pacientes chegam tensos para a cirurgia.
Logo chegou o anestesista e seu ajudante, o segundo por sinal um piadista. O anestesista foi ótimo, conversou bastante, analisou os exames. Avisei que apagava até com sedação de endoscopia (e apago mesmo, fico o dia todo grogue!!!). Logo chegou um médico, que não lembro o nome claro, que era o médico assistente do Dr. Nestor. Eu tava lá toda relaxadona, aquele maquininha de fazer massagens nas pernas é fantástica, super relaxante...
Logo chegou o Dr. Nestor, todo bem humorado. Ele me viu e perguntou: “E aí, tá com medo?”, respondi que não, que tava é louca para começar logo minha nova jornada... aí ele disse “Então vamos lá...”.
Nisso o anestesista me disse que ia começar a colocar a sedação... fui ficando molinha, só lembro de falar: “Galera, cuida direitinho de mim viu, até mais tarde” e apaguei. Acordei já eram quase 21 h, sentia uma leve dorzinha dos gases, coisa muito leve. Aí conversaram comigo, perguntaram se eu estava bem, respondi que sim e pedi um remedinho para dor.
Eles não queriam deixar eu ir para o quarto enquanto não acabasse o remédio, mas torrei tanto a paciência deles que deixaram eu ir... rs...
Cheguei lá meu maridão tava lá, todo lindo e com cara de cansado me esperando. Cheguei e já desci da cama e fui caminhar... afinal, essa era a recomendação, caminhar muito por conta dos gases... obedeci direitinho...
O pessoal de enfermagem ficou surpreso e assustado, disseram que normalmente o pessoal fica reclamando muito de dor e meio apagado, eu não, acho que tava tão feliz de não estar com dor que fiquei toda celelepe... kkkk
Meu marido disse que assim que acabou a cirurgia o Dr. Nestor chamou ele e disse que tinha corrido tudo bem, que meu fígado deu um pouco de trabalho pois estava muito grande e que tinha feito a cirurgia na hora certinha, pois meu fígado estava muito ruim.
O triste foi ficar no hospital quase dois dias inteiros me sentindo super bem né, isso foi complicado. Mas tudo bem, normal.
No dia seguinte, sexta dia 29/07, chegou logo cedo minha dieta... um caldinho que tinha um cheirinho ótimo, água de coco, gelatina e Gatorade. Gente, fiz direitinho, tomei de golinhos, desceu tudo muitíssimo bem, até estranhei, não enjoei, não vomitei, fiquei ótima.
E sem dores!!!! Nadinha de nada!!!!
Na sexta e no sábado de manhã, médicos da equipe passaram para me ver, disseram que estava tudo ótimo, e no sábado, meio dia, chegou o Dr. Nestor... fiquei até assustada, afinal, o médico que tinha passado de manhã (as 05:30 h da manhã!!!!) disse que a alta ia ser só a tarde, depois das 17 h.
Chegou, olhou os pontos, perguntou se estava bem e começou:
- Como você está?
- Bem Dr., muito bem.
- Muitas dores?
- Só gases, normal. Tenho andado no corredor a cada 1 hora.
- Bom. E dores fora dos gases, muitas?
- Não.
- Não?! Vomitou quantas vezes?
- Não vomitei! (...)
- Não?! Enjoando muito?
- Não!!!! Nadinha!!!
- Mas você está tomando só água então? (E olhou o potinho de caldo vazio, a gelatina começada, o gatorade pela metade, a caixinha de água de coco com o canudo)
- Não Dr., comi, ou melhor, bebi tudo que veio, não era para fazer isso não?
- (risos) Era sim. E não sentiu nada?
- Nadinha. Dr., péra aí, tem  certeza que operou meu estomago? Será que não tirou minha vesícula por engano?
- (risos) Não, operei seu estomago sim. Que bom que está ótima. Realmente o preparo psicológico é essencial antes da cirurgia. Tenho vindo pessoalmente nas altas dos meus pacientes pois ele tem reclamado muito de dor. Sinal que a técnica está ok.
- Dr., troca seus pacientes, não dói nada não... (risos)
- Ótimo!!! Daqui 15 dias quero ver você no consultório, apesar de não ter pontos para tirar, quero olhar para você e ver se realmente está bem. Liga para seu marido e pede para ele vir lhe buscar.
- Dr., se estiver me sentindo bem como agora, posso voltar a trabalhar no dia 08/08?
- Sim, se estiver bem, pode voltar, você trabalha sentada certo?
- Sim.
- Pode voltar sem medo. Se precisar dirigir, também não tem problema, só não pegue peso!
Iupi!!!!!  Alta!!! Não via a hora!!! Fiquei toda orgulhosa de estar super bem!!!!

2 comentários:

Miss Pudim disse...

O momento da alta é tudo de bom!!!
tb nao senti dores só um pouco de enjoo...
Que bom q tudo deu certo pra nós!
bjos

Gisele disse...

Pois é Amanda, fiquei muito feliz que nem enjoo eu senti.

Vai dar tudo certo, agora só depende da gente...