1 de set. de 2011

Minha história - Parte final

Então foi assim. Tudo muito rápido. Já que era uma solução para o problema, aparentemente a única, já que a medicina normal nem alternativa me ajudou, vamos lá. É mutilação? Sim. Mas o que seria melhor, ficar com um pé gangrenado que poderia me fazer perder a perna ou a vida ou tirar o pé fora???? Por incrível que parece me convenci desta forma.
Sou uma pessoa muito prática e lógica. Não tem meio termo, ou é ou não é. E nesse caso, não ia esperar ter uma doença hepática irreversível, um AVC ou um problema cardíaco sério para tomar uma atitude (isso se desse tempo né).
Perguntei para meu marido logo cedo, a caminho do trabalho o que ele achava d’eu fazer a bariátrica, ele disse que apoiava. Cheguei no trabalho e liguei para o Instituto Garrido. Um colega de trabalho já tinha operado lá e tinha ótimas referencias. Quase a equipe inteira (incluindo Dr. Garrido), são médicos do HC, e, aquilo ali é celeiro de profissionais altamente qualificados.
Lembro até hoje que a menina me perguntou: “A senhora tem preferência por algum profissional?”, eu respondi de pronto: “O que tiver consulta mais breve”. “Ah, a senhora deu muita sorte, o Dr. Nestor liberou a agenda dele para as sextas feiras ontem a tarde, tenho consulta para próxima sexta, pode ser?”. Tem como ser melhor? Não né.
Neste meio tempo, uma semana de espera, fui consultar minha fé para ver se realmente esse era o caminho. A resposta??? Positivissima!!!! Já tinha tido amostras que esse ano seria um ano de grandes realizações, inclusive, que seria o ano em que eu “venceria” meu maior inimigo. Quando ouvi isso, lógico que pensei na obesidade, mas nunca ia imaginar que ia vencê-la desta forma.
E fui, uma semana depois toda feliz, com uma pasta de quase dois quilos de exames para o consultório do Dr. Nestor. Esperei um bocadinho, estava tensa, afinal, estava a um passo de mudar completamente minha vida. Fui chamada. Meu marido, apesar de ter ido comigo, ficou com meu pequeno do lado de fora, afinal, o bichinho tava mega cansado de ficar esperando, já que atrasou um pouco a consulta.
Lá fui eu... de cara olhei para ele e simpatizei muito, o “santo bateu” digamos assim. Ele foi super tranqüilo (ele é super tranqüilo), me explicou tudo, olhou todos meus exames, fez perguntas e disse que com o meu quadro clínico e histórico relatado, a melhor opção era a cirurgia mesmo.
Pediu alguns exames de sangue, já que de imagem tinha todos, pediu que eu fosse na palestra do Dr. Garrido e voltasse lá depois disso, com os exames.
Fiz os exames e fui na palestra. A consulta foi em maio, fui na palestra de junho, dois dias antes da consulta com ele. A palestra, para mim foi chocante demais. Não pelas explicações, foram todas ótimas, a palestra é maravilhosa, muito completa. Fiquei chocada com as pessoas que estavam lá, e não eram poucas, muito mais de 200, haviam pessoas sentadas no corredor.
Olha, eu sai de lá e não consegui conter o pranto. Na platéia, tinha uma senhora atrás de mim, ela ficava o tempo todo: “Essa cirurgia que eu quero, se bem que faz peidar fedido né, mas pode comer a vontade, não to afim de parar de comer, eu amo comer”, e a cada método mostrado ela comentava com coisas absurdas.
A do lado discutiu com o filho por que não era admissível que ela tivesse que parar de beber. “Onde já se viu, o aceitável é só duas latinhas de cerveja por semana????? Eu tomo seis latinhas só no jantar”.
Outra me fala em público que é dona de restaurante e que tinha medo de não funcionar a cirurgia, afinal, ela ficava o dia inteiro sentindo cheiro de comida, e isso engorda. (!!!!!!!!!!!!!!!???????????????), enfim, um show de horror.
Pessoas perguntando se teriam que parar de fumar, se o hospital tinha ala para fumantes, quantos brigadeiros poderiam comer sem passar mal, se poderiam continuar ingerindo Coca e coxinha, outro falando que comer a cada 3 horas era impossível, afinal, ele tinha uma vida profissional muito agitada e não dava pra fazer isso (essa até o Dr. Garrido respondeu, ele já tava nitidamente de saco cheio de tanta asneira, ele soltou um “Então morre pô!!!! Tá pensando que a cirurgia faz milagre?????”)... um verdadeiro show de horror...
Por que sai de lá chorando???? Porra!!!!! Eu me ferrando fazendo uma dieta mega restritiva de 1400 calorias a mais de 2 anos, fazendo exercício físico e sem conseguir emagrecer 1 graminha que fosse. Cheia de problemas de saúde, mega preocupada com minha qualidade de vida, sem gostar de doces, sem suportar frituras (a não ser o pastelzinho que comia a cada 3 meses, hummm pastel de feira é tuuuuudo! Mas sempre me fez muito mal!!!!), lá em casa 1 litrinho de óleo (de girassol, é claro!!!!) dura mais de 6 meses, e vendo aquele monte de gente que não quer se quer abrir mão da cerveja, doces e frituras, e pior, que acreditam que cheiro de comida engorda??? Que não fazem outro exercício que não levantamento de garfo e abertura de bombom e eu ali, torturada mentalmente por ter que me mutilar por não ter alternativa e um bando de gente que não quer ter esforço algum querendo fazer o que eu pagaria toda minha fortuna para não fazer???? Era muito pra mim...
Mas tudo bem. Entendi bem o por que de ser essencial fazer terapia antes e depois (coisa que faço com muito prazer). Gente, pelo amor... como pode!!!!  Pior de tudo que há muitos, mas muitos médicos mercenários que vão lá e operam sim, tão nem aí se o paciente tá preparado ou não. Psicologos que vendem literalmente laudos, enfim, profissionais que deveriam zelar pela saúde do indivíduo e tão literalmente igual cavalo em parada de sete de setembro (cagando, andando e sendo aplaudido!!).
Voltei na consulta, tranqüila, bem informada, com os resultados e saí de lá com a data da cirurgia. 28/07/2011. Ai meu Deus!!! Agora não tinha volta.
Precisava então dos laudos. Epa! Da psicóloga ok! Da nutri, bem, fazia acompanhamento a pouco mais de 1 ano com uma. Endócrino, acompanhava desde 2006 com a mesma, a mesma que me virou do avesso e não conseguiu achar nada. Melhor?? Ela que faz a perícia para o convenio, ela e a nutri são da medicina ocupacional de onde trabalho. Psiquiatra, de quebra tinha mais uma profissional que me acompanhava, olha que tudo!!!!
Mas não é que a endócrino quis jogar areia???? Ela mesmo me apavorou com o laudo da ressonância (fígado) e veio querer jogar areia e dizer que eu “não estava preparada psicologicamente, poderia ter bulimia”. PORRA!!!! Ela é endócrino ou psicóloga??? Será que o laudo da profissional QUE ELA MESMO INDICOU e com quem já me tratava a mais de 1 ano e meio não servia para nada?????? Deu trabalho hein... caraca... deu muito trabalho, me deixou muito nervosa, mas no fim deu tudo certo.
Meu convênio liberou em uma semana a cirurgia!!!! Fácil. Tudo indo mega bem... e assim continuaria.

3 comentários:

Miss Pudim disse...

Vc operou quase no mesmo dia que eu...
Como vc está indo? Qual a tecnica q foi?
Bjos

Gisele disse...

Oi Amanda!!! Realmente, operei um dia antes de você. Fiz a Derivação em Y de Roux. Estou indo maravilhosamente bem, nossa, não dá pra descrever... já cheguei até a duvidar que meu cirurgião tivesse realmente feito a cirurgia... kkkkk

Entre hoje e segunda vou postar a experiência da cirurgia...

Bjs

Marcia Gomes disse...

Nossa muito linda sua história apesar de sofrida... Ameii